Assistência Técnica Notebooks

BGA

Conserto de Notebook

Técnico especializado com +20 anos em reparos sem necessidade terceirização de serviços, conserto de placa mãe.

Empresa necessita de bons profissionais e muitos não tem ambiente adequado e nem material profissional em bancada, tudo é feito de forma amadora. Me especializei nas melhores praticas de reparo, quando possível no conforto do seu lar. Há uma duvida ou péssima informação sobre manutenção, tudo começa pela falta de orientação correta sobre limpeza interna, por mais que se tenha um equipamento funcionando por mais de 3 anos não é saudavel o mesmo ficar sem passar por uma manutenção preventiva.

A limpeza interna evita 80% dos problemas futuros, o acumulo de pó, eleva a temperatura em alguns casos atingindo 20% da temperatura padrão de trabalho, causando desligamentos inesperado, travamentos constantes e lentidão, cracks nas soldas BGA, solda fria, e destruição do Sistema Operacional a médio e longo prazo. Isso tudo independente de marca e modelo. Os fabricantes reais das placas de Notebooks são as gigantes Compal, Clevo, Quanta e outras menores como a Malata. Ambas chinesas.

Equipamento de ponta na minha opinião é a Apple, com seus produtos MacBook Pro, MacBook Air, iMac. São fabricados na china e passam por um controle de qualidade surreal. Requer os mesmos cuidados mas a durabilidade é incontestável e não é qualquer um que põe a mão nele. Então quando perguntar qual melhor Notebook comprar, cuidado com Marketing de técnicos e o da mídia. Atente para o que lhe atenda em situações de suporte e garantia.20

Apple MacBook Pro A1286 – A1297 Disable gMux

Essa é na minha visão a melhor técnica para manter um MBP Pro 2011, em pleno funcionamento com controle de brilho via software, ainda pelo teclado. 

Desabilitando gMux equipamento fica perfeito sem gambiarra de fios, podendo aplicar Clean PRam perfeitamente sem medo. Essa é a técnica que aplico atualmente com 100% de eficácia. 

* Thunderbolt via displayPort não ira funcionar mais.

Apple MacBook Pro A1286 – A1297 gMux Killer

Reballing nesses equipamentos não tem mais resultado a longo prazo, quem o fizer esta enganando o consumidor. Agora existem duas técnicas sem gambiarras via CMIzapper Tiresias, via BIOS. Inutilizando o mesmo, mantendo-o em pleno funcionamento somente com GPU onboard da CPU.

Thunderbolt via displayPort não ira funcionar mais.

Seu equipamento chegou a 2 anos de uso sem apresentar falhas de falta de vídeo ?

Parabéns hora da manutenção básica troca da pasta térmica e verificar se os thermal pads esta em bom estado de conservação.Dependendo do estado de conservação do seu notebook ou MacBook, realizar reballing is bullshit. Palavras de Louis Rossmann…

Prestem atenção no vídeo neste momento, 10:56 minutos. Concordo plenamente.

HP Pavillion DV4

Troca do chipset de vídeo.Este equipamento eu fiz um reflow a 2 anos e 8 mêses atrás, em um Honton R490. Foi levado a uma assistência técnica mal preparada onde usaram um procedimento que danificou o chipset em três mêses.

Reballing excutado por um profissional, com equipamento feito em casa.

Muitos me perguntam a necessidade de ter máquinas profissionais em casa, ao invés de usar a inteliência.

Reparo via Reflow Toshiba L505D

Esse reparo é condenato por muitos técnicos que na verdade ocultam assuntos que não vou explicar aqui.Mas em uma placa limpa como essa do vídeo, e um fluxo correto, que na verdade não é esse do vídeo o equipamento em média funciona por um período reduzido comparado ao reballing. Mas funciona desde combinem com o cliente e explique o que estão fazendo.Em um equipamento sujo, que você nunca parou para levar para uma intervenção periódica anual, eu também condeno essa prática.

Retrabalho em BGA nVidia via IR, modo antigo.

Esse equipamento tipo estação infrared ou IR, é possível sim realizar retrabalho de BGA, mas essas placas antigas eram grossas e tinha boa camada de vidro.Já em uma placa da Compal de hoje, mesmo com o perfil correto, o risco de erro é brutal.Neste vídeo o técnico optou pelo correto a troca do chip gráfico. Ao invés de reballing ou reflow.

Retrabalho / Reballing com equipamento profissional de alto custo.

Uso os mesmos insumos e equipamento profissional para reballing.Mas em placas comprometidas, ou seja, nunca limpou, suja, empenada, com soldas escuras e oxidação por toda a placa mesmo lavando bem não fica um bom trabalho.Processadores modernos com PCH, arquitetura Haswell / Broadwell. São uns lixos para esse trabalho, por conta da resina empregana para evitar empenamento do chip.

Pra mim, melhor estação de retrabalho Profissional BGA.

Apesar de no vídeo usarem uma placa antiga ao invés de uma placa moderna com tipo Haswell/Broadwell, da para ter uma noção exata de como uma maquina profissional facilita o retrabalho.Detalhe nunca fazem vídeos, mostrando a remoção da resina. A mesma é para evitar o empenamento do chipset, pois é nas bordas que está a maior correte e onde a mais oxidação. Assim evitam problemas no período de garantia.

Reflow Apple MacBook 2008.

A pratica de reflow é muito usada lá fora, onde as placas são baratas não há cobrança abusiva e menos impostos. Confundem isso com serviço porco. Claro o bom senso sempre prevalece.Bons técnicos oferencem boas opções, você não é obrigado a realizar, mas deve sim pesquisar.
Em que posso ajudar ?